Roberta Sant´Anna

Mãe de duas meninas, Roberta Sant´Anna, Diretora Geral da L’Oréal Luxe, lidera com resiliência, proximidade e empatia um time diverso de 250 funcionários.
Ela bateu um papo conosco e compartilhou alguns aprendizados que traz de uma carreira de sucesso! Confira abaixo a conversa na íntegra ;)

Como você se sente em representar uma marca mundialmente admirada?

Extremamente honrada e orgulhosa, eu amo o que faço e amo o que as marcas que a L´Oréal Luxo representa. A L´Oréal Brasil faz parte da minha vida há muitos anos, foi onde minha carreira se iniciou, ainda na faculdade, e para onde voltei em um momento muito importante para mim. Sei que trabalho muito e, mais do que isso, lidero um time que trabalha muito para alcançar os melhores resultados possíveis, e é muito bom ganhar reconhecimento por isso. Uma outra característica que me faz ter muito orgulho de trabalhar na L’Oréal Luxo é o time por trás de tudo. É diferente e muito gratificante trabalhar com um time apaixonado pelo que faz e que, mais do que isso, transmite paixão em todas as ações que toca.

 

Quais foram seus principais desafios até hoje e como você os superou?

Os principais desafios foram no início da minha carreira, quando eu já tinha grandes responsabilidades, mas sentia que era muito jovem e não tinha experiência suficiente para lidar com aquilo. Tive que entender como passar maturidade e ganhar legitimidade tanto para as pessoas que trabalhavam comigo, quanto para pessoas externas, como clientes.

Quando assumi a diretoria comercial, viajei o Brasil inteiro e muitos dos meus clientes eram homens. Aí enfrentei um outro desafio. Muitas vezes, eu entrava na sala de reunião e eles não me reconheciam como diretora por ser mulher e jovem. Porém eram nesses momentos que eu não recuava, pelo contrário, estufava o peito e me posicionava. Já na L’Oréal Luxo, assumi um grande desafio como líder de negócio e líder de pessoas: como fazer a Divisão de negócio crescer em um mercado tão acelerado e ávido por inovações e, mais do que isso, engajar o time em torno desse objetivo.

Como líder de negócio, nós definimos as prioridades para nosso esforço de trabalho e trouxemos robustez ao nosso calendário de inovações, respondendo ao dinamismo do mercado e às necessidades de um consumidor que quer sempre mais. Além disso, fortalecemos as relações comerciais com os clientes (físicos e on-line) para que ganhássemos penetração pelo Brasil para, assim, construirmos fortes marcas.

Sobre o time, criamos a Missão LL 2020, que é um conjunto de prioridades e metas, alinhando o discurso das áreas e eliminando os silos entre os times.

 

De quais conquistas você mais se orgulha e o porquê?

Me orgulho de ter chegado a uma posição em que posso fazer a diferença na empresa e na vida das pessoas. Hoje, através das nossas marcas, conseguimos, de fato, compartilhar mais beleza e aumentar a auto-estima das mulheres + homens brasileiros ao lançar, por exemplo, uma base com mais de 25 tonalidades, incluindo tons mais claros e mais escuros, um dos pontos que reafirma nosso compromisso com a diversidade. Me orgulho também quando sou capaz de encabeçar a discussão de diversidade dentro da companhia, trazendo luz a um tema tão importante hoje em dia e que, de fato, muda a atmosfera de trabalho. Eu acredito verdadeiramente que times diversos pensam com mais criatividade e alcançam melhores resultados.

 

Qual foi seu maior aprendizado ao longo de sua carreira?

Meu maior aprendizado foi que o mais interessante e encantador do trabalho são as pessoas que passam na nossa vida e as suas histórias. Independente da profissão, cargo ou empresa em que trabalhe, vejo o momento de trabalho como uma forma de interagir, conhecer diferentes histórias e crescer juntos com elas.

 

Quem são as mulheres que mais te inspiram e de que maneira?

É difícil escolher apenas alguns nomes. Admiro todas as mulheres com quem já trabalhei, além disso, costumo participar ativamente de fóruns, bate-papos e talks, onde conheço pessoas incríveis e muito competentes. Por isso, quando olho para minha jornada profissional vejo uma mistura de todas as mulheres que já passaram pela minha vida e me inspiraram. Acredito que mulheres ajudam mulheres, e isso tem um valor extremamente significativo.  

Quais são as principais características de uma líder de sucesso?

Ser destemida, com certeza esta é a característica mais importante, não ter medo de tentar, errar e ousar, pois essa é a forma de alcançar nossos objetivos. É preciso ser organizada, planejar e se preparar para imprevistos, sempre. Entender que vivemos em processo de aprendizado  todo tempo e ir atrás de mais conhecimento sempre que possível também é uma característica essencial. Uma líder de sucesso também precisa desenvolver uma característica vital à sobrevivência em tempos incertos: a resiliência. Ser resiliente é ser capaz de enfrentar situações de crise sem “quebrar” ou até mesmo, desistir. Pelo contrário, uma pessoa resiliente tira as maiores lições em momentos adversos.

Que dicas você daria para você mesma no início de sua carreira?

Eu diria para não desistir ou recuar por conta de obstáculos, preconceito e desafios, é imprescindível acreditar em mim mesma e saber que só eu posso me levar até onde quero chegar. Já sou dona e CEO da minha própria vida, o resto posso alcançar com planejamento, determinação, resiliência e aprendizados.

 

Qual dica você daria para as mulheres que almejam alcançar um cargo de liderança como o seu?

A dica é simples: nunca tenha medo. Nós já nascemos chefes de nós mesmas e não somos menos por sermos mulheres. Não há problema algum em mostrar suas fraquezas, pois é isso que nos torna humanos, nos aproxima das pessoas, promove entendimento e ajuda. É preciso sempre planejar e traçar seus planos e objetivos, mas estar preparada para imprevistos e ter um plano B é essencial. Além de procurar trabalhar com pessoas diversas e aprender todos os dias. Isso é o mais importante.

 

O que é empoderamento feminino para você?

Acredito que o empoderamento feminino vem da desconstrução das nossas crenças de que somos incapazes de fazer o mesmo que um homem. As mulheres ainda colocam muitos obstáculos em sua trajetória, como se a sociedade não colocasse empecilhos suficientes. O empoderamento vem daí, de acreditarmos em nós mesmas, nos apoiarmos e tirarmos esses obstáculos imaginários da nossa frente. Temos que nos colocar como protagonistas da nossa própria história.

O quão balanceado é o seu ambiente de trabalho atual em relação a porcentagens de homem x mulheres? E mudou algo desde que começou?

A presença feminina é muito expressiva na L'Oréal Brasil, onde 51% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres a começar pela nossa presidente, que é uma mulher. Hoje, apenas 8% das empresas possuem uma CEO mulher. No total, a presença feminina corresponde a 58% do quadro funcional de colaboradores e tenho muito orgulho disso. Também somos signatários no Brasil da Carta de Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres, assumindo publicamente o compromisso com a agenda de empoderamento das mulheres. Meu objetivo dentro da divisão de luxo, é ir além dessa questão, quero trazer mais inclusão. Nós crescemos em um ambiente mais diverso e, por isso, quero incluir mais pessoas no time com deficiência e trans .

O que é fundamental em um time inovador?

O fundamental é a diversidade. Quanto mais heterogêneo o time for, melhor, pois são visões de mundo e ideias diferentes. Vários estudos mostram que a performance das equipes pode melhorar em 15% por conta da diversidade de gênero e 35% com a diversidade de etnia. Além disso, o que faz a empresa e seu sucesso, são as pessoas. Saber lidar com as transformações das gerações também é essencial, temos que aceitar que assim como nós ensinamos as novas gerações, também temos muito o que aprender com elas.